Confira a Política de Privacidade

SAIBA O QUE FAZER CASO VOCÊ SOFRA ASSÉDIO MORAL OU SEXUAL NO TRABALHO

Os assédios moral e sexual, que ferem o princípio da dignidade humana, têm crescido no Brasil e afetado a saúde física e mental de milhares de trabalhadores e trabalhadoras.

Apesar de alguns ainda silenciarem com medo de se expor, de perder o emprego e até em consequência dos traumas que geram doenças mentais, muitos já estão denunciando, recorrendo à Justiça para pedir indenização ou afastamento por causa de doenças que contraíram em consequência desses crimes, além de punição dos responsáveis.

O sindicato de cada categoria profissional é um dos primeiros locais onde o trabalhador ou trabalhadora assediada deve ir para pedir orientações de como agir para acabar com esse sofrimento e punir os culpados. O Ministério Público do Trabalho (MPT) é o órgão mais atuante em causas de assédio moral ou sexual e é a ele que os sindicatos recorrem para denunciar à Justiça os casos que chegam até as entidades.

Em apenas seis meses deste ano, de janeiro a junho, o MPT recebeu 300 denúncias e a tendência é ultrapassar o número do 2021, que fechou com 497 denúncias no total – em 2020, foram 332. Nos últimos quatro anos, a partir de 2018, foram 2.010 casos de assédio sexual denunciados.

De acordo com a CUT, o número de denúncias no MPT e os casos em julgamento na Justiça mostram que os assédios moral e sexual são uma das maiores doenças do trabalho hoje, se não for a maior. A entidade reforça a orientação para o trabalhador e a trabalhadora vítimas procurarem seus sindicatos.

ASSÉDIO MORAL, O MAIS RECORRENTE

O assédio moral tem uma variedade de condutas que caracterizam a prática. Metas abusivas no trabalho/teletrabalho, uso do controle do banheiro, humilhação com pagamento de prendas como dancinhas caso a meta não seja atingida, utilização de xingamentos, apelidos jocosos, isolamento das vítimas que afetam o relacionamento tanto da vítima como o clima organizacional, gerando situação de dano, entre outros, são casos considerados de assédio moral.

C/Informações da CUT

26/08/2022 14:41:03

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?

Confira também: