28 DE ABRIL – DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE DOENÇAS E ACIDENTES DO TRABALHO

Uma das mais importantes lutas do SINDICONSTRUPOLO tem sido na área da saúde e segurança dos trabalhadores. São diversas as ações e intervenções da entidade junto às empresas, para assegurar condições de trabalho seguras e dignas aos trabalhadores.

Mas nem sempre é fácil e para piorar, o desmonte feito pelo governo federal nas Normas Regulamentadoras – as NR’s – agravam um quadro que é desolador, no que diz respeito aos adoecimentos e acidentes do trabalho no país.

No Brasil, de 2012 a 2020, um total de 21.467 trabalhadoras e trabalhadores sofreram acidentes fatais. Somente em 2021, foram comunicados 571 mil acidentes de trabalho e mais de 2.487 mortes no trabalho.

No mesmo período, foram registradas 6,2 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CATs) e o INSS concedeu 2,5 milhões de benefícios previdenciários acidentários, incluindo auxílios-doença, aposentadorias por invalidez, pensões por morte e auxílios-acidente.

Com a pandemia, estes números cresceram, inclusive os de afastamento por doenças psicológicas.

Mas os números são ainda maiores, já que há muitas situações de subnotificações e não são computados os acidentes de trabalhadores que estão na informalidade.

A luta em defesa da saúde e da segurança não tem fim. Por isso, o SINDICONSTRUPOLO reafirma seu compromisso com esta questão e, neste dia 28 de abril, lembra aos trabalhadores que com segurança não se brinca.

Nossa vida vale muito!

Não à precarização das normas de segurança!

Por trabalho decente e seguro.

27/04/2022 22:57:51