Sindiconstrupolo e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade
A Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Social (Conalis) do Ministério Público do Trabalho lançou neste mês de maio a campanha “Maio Lilás 2022”, com o lema “Sindicato para quê? Para fortalecer você!”
O objetivo da campanha é levar ao conhecimento das trabalhadoras e dos trabalhadores as ações das entidades sindicais para a conquista de direitos sociais e trabalhistas, tanto do passado como nos dias de hoje.
RESULTADO DA ORGANIZAÇÃO COLETIVA
Os direitos trabalhistas e sociais, como limitação da jornada de trabalho, 13º salário, férias remuneradas, descanso semanal remunerado, adicionais salariais, como de hora-extra, noturno, de insalubridade e de periculosidade, limitação de jornada, aposentadoria, entre outros, foram frutos de uma longa e histórica luta da organização coletiva das trabalhadoras e dos trabalhadores, principalmente por meio das entidades sindicais.
Ainda que já garantidos em lei, os sindicatos continuam a exercer importante papel na luta contra a redução ou a retirada dos direitos sociais, perante os empregadores ou contra as políticas governamentais que visam a sua eliminação, muitas vezes ocultas por nomes como “flexibilização” ou “modernização” das leis trabalhistas.
À luta pela garantia de direitos segue-se a luta para a sua manutenção, para qual são necessários todos os trabalhadores e trabalhadoras!
Sindicalize-se. Ajude a fortalecer a luta de sua categoria.
Assessoria de Comunicação
09/05/2022 14:30:59
Curta e compartilhe:
Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?